sexta-feira, 19 de abril de 2013

Palavras indígenas no nosso dia-a-dia.




A cultural indígena está presente no nosso dia a dia, não só no uso dos utensílios como nos costume ,andar descalço, tomar banho de rios, ficar de cócoras, em conversa com amigos, e o uso da rede de dormir foram elementos incorporados na nossa vivência , ao nosso clima, tornou-se um ícone da cultura nordestina e objeto de grande importância na economia da nossa região.

Algumas palavras indígenas e seus significados...

Abaeté: Homem De Respeito.

Abaite : gente ruim

Aracaju: é Tempo de Caju

Abacaxi: fruta cheirosa, rescendente.

Açai: Coco pequeno; Fruta que chora.

Amapá: árvore de madeira útil, e cuja casca, amarga, exsuda látex medicinal.

Abaré: Companheiro Do Homem.

Acemira: Palavra Formada Pela Transposição Das Letras De Iracema.

Aimara: Vegetação.

Aimoré: Que Morde.

Antã: Viril.

Anchieta: Plural De Antxia.

Aguapé: redondo e chato, como a vitória-régia; aguapés são as plantas que flutuam em águas calmas

Arco-Verde :Madeira Para Arco.

Bauru: Vasilha.

Caboclo: cabôco ;procedente do mato.

Canoa: é uma embarcação a remo, esculpida no tronco da árvore.

Canga : o osso, caroço, núcleo, seco, enxuto.

Cangica: de grão mole ou cosido.

Canjica: de papas de milho branco, dentes, grão mole.

Camarão: Crustáceo Marítimo.

Catapora : o fogo interno, febre eruptiva, erupção.

Caju: Fruta amarela com chifre.

Capim: de folha miúda, mato fino, folha delgada.

Capenga: Pessoa manca.

Caramuru: Homem Do Fogo.

Carioca: Casa De Branco.

Cupim: térmita, cupim.

Gambá : a barriga oca.

Grajaú: pássaro que come.

Guarujá: Viveiro de guarus.

Guarulhos: dos guarus (peixes).

Goiás:Da Mesma Raça.

Guarani :Guerreiro.

Guaíra: Intransitável.

Iara: Entidade Que Faz Parte Do Folclore Indígena, Progenitora Da Água.

Iandara : Metade Do Dia.

Ibirajara : Dono Da Arma Indígena.

Iguatemi : Rio Ondulante.

Iguaçu :Tupi :Local Com Grande Quantidade De Água.

Ipê :Tupi :Árvore De Singelas Flores Amarelas.

Ipanema: água ruim;

Irecê: Superfície Da Água.

Itaú: Pedra Preta.

Itapuã: Colméia.

Itapoã :Pedra Redonda.

Jandaia :Tupi :Papagaio.

Jundiaí: rio dos jundiás

Iguaçu - é a "água grande", "rio ou lago grande".

Indáia- é um  certo tipo de palmeira.

Ira - quer dizer mel; lembre-se de Iracema e de Irapuã.

Iracema - lábios de mel.

Itajubá - significa "pedra amarela".

Itatiba - "muita pedra" ou "abundância de pedras".

Itaúna- quer dizer "pedra preta".

Maceió : Aquele Que Possui Asas.

Mandioca: aimpim.

Tabajara- quer dizer "senhor da aldeia".

Pacaembú :Riacho Das Pacas.

Paraguaçu: Mar Imenso.

Paraíba: rio com pouco peixe, rio ruim.

Paraná: rio caudaloso.

Pernambuco: mar com fendas, recifes.

Piauí: Rio de piaus (tipo de peixe).

Piatã :Pedra Dura.

Pirajá: Lugar Onde Se Coloca Os Peixes Para Serem Tratados.

Pipoca : grão de milho que se arrebenta em flor por efeito da torra.

Oi: saudação tupi.

Tapioca: espécie de beiju recheado com coco ralado.

Toró : coberta espessa, casca grossa.

Siri: Andar pra trás.

Sucupira: Nome De Uma Árvore.

Sergipe: com olhos inquietos.

Uberaba: água cristalina.

Entre outros...

 Por: Siara 
Grupo 1 da 8v¹

76 comentários:

  1. Obrigada !!! Me ajudou muito e além disso é muito curioso !!!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. eu tambem amei me ajudou no meu trabalho da escola

      Excluir
    2. somos duas tambem tenho trabalho de escola

      Excluir
    3. Eu também tenho um trabalho na escola e isso me ajuda muito obrigada

      Excluir
    4. eu também tenho trabalho tenho que fazer para o dia cinco de setembro faltam 2 dias para entregar acabei de começar de fazer

      Excluir
  3. Adorei ajudou no meu tema de Geografia , agora só falta eu achar as palavras africanas ^^

    ResponderExcluir
  4. foi legal descubrir o que significa

    ResponderExcluir
  5. Bom adorei as palavras indígenas só quero dar uma sugestão que tal vocês colocarem frutas exemplo Banana significa tubai assim entenderam mas o site tem um conteúdo muito bacana que o site melhore cada dia mais e mais.
    Obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
  6. Muito ótimo!! Ajudou mtt! e é bom descobrir um pouco sobre os significado das palavras do nosso dia a dia

    ResponderExcluir
  7. Legal mas deveria ser as palavras em português não os significados

    ResponderExcluir
  8. muito interessante afinal quase ninguém sabe e muitos tem o desejo de aprende...
    Além disso me ajudou muito em um dever de casa .��������
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também me ajudou a fazer uma pesquisa.. e concordo plenamente com você eu por exemplo acho bem interessante e gostaria muito de aprender

      Excluir
    2. Esse site também me ajudou a fazer uma pesquisa escolar. me ajudou muito. E se o criador do site estiver lendo isto muito obrigada

      Excluir
  9. adorei muito enteressante.
    como diz minha amiga TOP

    ResponderExcluir
  10. Sou criança mas achei,interessante mas CHATO + ou _ e grande demais :) :( :o

    ResponderExcluir
  11. Respostas
    1. Seu cagão comedor de merda

      Excluir
    2. isso é um site de informação, então parem de digitar merda!to tentando fazer meu tema

      Excluir
    3. seus bocas sujas usei para o trabalho de geografia 4 ano e foi muito bom

      Excluir
  12. Algumas palavras nunca vi ninguém falar

    ResponderExcluir
  13. Foi ótimo sou estudante e amei!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Eu sou chitos(chips) e sou um mané kkkkkk
    #ficadica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E mesmo um(a) mané bjs gente boa do google
      #tomanacara

      Excluir
  15. Muito bom, pois serviu bem para uma pesquisa escolar de minha filha.
    Não entendo porque pessoas colocam palavrões mesmo sabendo que crianças são obrigadas a fazer esse tipo de pesquisa para escola.
    Ser educado é o minimo que se espera de um ser humano.
    Lamento muito esse tipo de atitude.

    ResponderExcluir
  16. Gostei mt , e é bem interessante

    ResponderExcluir
  17. Isso serviu de pesquisa pra mim

    ResponderExcluir
  18. Obrigada me ajudou no trabalho para a escola ❤㋡

    ResponderExcluir
  19. eu usei isso pra o trabalho da escola. Não sei se tá certo, porque diz que é site desconhecido. Mas conto isso como um : Abatuca= OBRIGADA

    ResponderExcluir
  20. obrigada!! me ajudou com a pesquisa do colegio

    ResponderExcluir
  21. vai toma no cu todo mundo cassete

    ResponderExcluir
  22. Amei!!!Me ajudou na tarefa de casa sobre história!!!

    ResponderExcluir