quinta-feira, 21 de março de 2013

História de Salvador

 Após o descobrimento do Brasil a coroa portuguesa nomeo Salvador como a capital brasileira. Salvador foi a primeira capital do país até o ano 1763. Fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos. Em 29 de março de 1549 a  armada marinha portuguesa aportava na Vila Velha  (Que hoje é chamado de Porto da Barra) ,com o comando do português Diogo Alvares ,conhecido como o Caramuro (chamado assim por ter facilitado o contato dos europeus com os povos indigenas).
  Tomé de Souza (O primeiro governador geral do Brasil) em 1549 ,chegou no porto de Vila Velha com seis embarcações acompanhado com aproximadamente 10 mil pessoas ,entre elas vieram: Sacerdotes ,marinheiros soldados e voluntários , que ajudaram na fundação de Salvador.
   Salvador foi o maior porto brasileiro de chegadas de africanos .Vindos da Nigéria ,Angola, Senegal, Congo , Benin ,Moçambique e Etiópia. Salvador é uma cidade com custumes ,tradições , hábitos e miscineneração que  vieram dos africanos.
 Chegada dos portugueses
   Atraídos pela riqueza mineral ,os holandeses que permaneceram na cidade durante 11 meses, mas a ocupação não obteve sucesso. Em 1763 o refúgio da família real portuguesa foi o Rio de Janeiro.Um ano depois após o Brasil se tornar independente ,a Bahia continuava em poder português.Para o Brasil se tornar totalmente indepedente de portugal , aconteceu batalhas e que teve uma grande participação popular.Em 1822 as tropas portuguesas estavam em algmas provincias ,uma delas foi a Bahia. Os potugueses tinham como lider Madeira de Mello.Chegaram a invadir conventos ,mosteiros, matar vários baianos e inclusive Joana Angélica ,que tentou impedir a entrada dos soldados portugueses no convento. O general Pedro Labatut ,com suas tropas, lutou no interior do recôncavo e depois foram para Salvador. Ajudados por Maria Quitéria , vestida de soldado e cabelos cortados defendeu e lutou na Barra de Paraguaçu. Em 1822 de 8 de novenbro acontece uma das batalhas mas histórica da guerra de independência , a batalha de Pirajá .Batalha em que Madeira de Melo é forçado a recuar.
Batalha de Pirajá

Nenhum comentário:

Postar um comentário